Módulo HA 24x7

Módulo 24x7 - Alta Disponibilidade H.A.

Voltada para médias e grandes empresa esta solução traz a possibilidade de deixar o seu sistema no ar 24 horas por dia ( 24x7). Baseada em várias soluções best -sellers do mercado Linux é possivel na empresa a instalação de um cluster de máquinas rodando diferentes sistemas em cada servidor que também pode ter diferentes tecnologias ( explo um mono processado intel rodando uma Intranet em Linux e um servidor quadri-processado rodando Samba) de modo a possibilitar que se um dos servidores fique fora do ar o outro servidor assuma as funções do primeiro automaticamente. 

  • sistema de arquivos permitindo que na queda de energia o sistema se reestabeleça sem a demora na checagem do disco "scandisk / fsck" .
  • sistema RAID1 via software que permite que o seu sistema continue funcionando caso um dos discos queime ( para isto é necessário ter 2 discos no servidor) .
  • sistema LVM que permite o aumento de uma partição do disco sem a necessidade de se refazer toda a instalação.
  • sistema de monitoração: caso um dos serviços do servidor pare de funcionar por qualquer motivo o sistema automaticamente tenta voltar o serviço novamente. Com este sistema é possível o envio de alertas por e-mail caso um serviço pare ou o disco chegue a um determinado valor de ocupação entre outros .
  • instalar e configurar um sistema de armazenamento em alta disponibilidade que através de duas placas de rede configuradas em dois servidores distintos é possível se fazer a cópia dos dados on line das partições de dados escolhidas de um servidor a outro independente da tecnologia de discos e do sistema de arquivos adotada pelo servidor primário e secundário (exemplo SASI no primário e SATA no secundário).
  • instalar e configurar um sistema de redes em alta disponibilidade tendo dois servidores sendo eles um primário e um secundário temos o serviço de monitoração de nodos que fica verificando se os serviços atualmente funcionando e estabelecidos no servidor primário estão em pleno funcionamento. Caso o sistema verifique que o qualquer serviço do servidor primário parou, o servidor secundário assume os serviços prestados pelo servidor primário de uma maneira manual ou automática (a ser escolhido pelo administrador) e vice-versa podendo ser configurados diversos serviços tanto na máquina primária quanto na secundária que não necessita ficar parada em stand-by.
  • instalar e configurar placas de rede  em alta disponibilidade onde as placas de rede ( 2 ou mais) respondem ao mesmo endereçamento IP e com o throughput agregado das placas . Caso uma delas caia, as outras continuam a responder pelo tráfico.
  • Relatório via navegador para ver o sistema de Alta Disponibilidade.

OBS: todos logos e marcas pertencem aos seus respectivos donos